5 marias ou pipoquinha, também é conhecido como brincadeira dos cinco saquinhos. Só é possível brincar caso você tenha as 5 marias que devem ter aproximadamente 4 cm, podendo ter como enchimento areia, arroz, feijão ou até mesmo pedras.
Esse jogo foi originado na Grécia, quando as pessoas queriam consultar deuses ou a própria sorte, eram jogados ossos e observado como caiam. Em sua origem, cada lado do osso tinha um nome e valor, sendo a resposta entendida através dos valores somados.
O tempo foi passando e temos hoje o mesmo jogo, porém de outra forma, chamado de cinco marias, que substituio os ossos por pedras, sementes e atualmente por saquinhos com areia.
Como fazer o jogo
Você vai precisar de:
– Areia;
– Tecido (5 pedaços pequenos, mais ou menos 1 palmo cada);
– Fitilhos ou qualquer coisa que seja útil para amarrar;
– Tampas de garrafa pet.
Modo de fazer
- Encha a tampinha de garrafa pet com areia;
- Envolva a tampa com o tecido;
- Amarre de modo que não vaze areia;
- Pronto, você já tem uma maria, agora será necessário repetir o processo até completar 5 marias!
Como jogar cinco marias?
Há diversas maneiras de brincar, você deve escolher a que achar mais interessante. De qualquer forma, todas exigem que tenha extrema agilidade e velocidade de todos que estiverem participando.
Um modo comum de brincar, é onde o jogador lança todas as “marias” para o alto, deixando-as cair. Com isso, escolhe apenas 1 das “marias”, lançando-a novamente. Nesse tempo onde a maria está no ar, o jogador deve recolher uma maria do chão e pegar a que foi lançada com a mesma mão (sem deixa-la cair no chão);
Na próxima rodada, repete o mesmo procedimento: jogue todas as marias, deixe-as cair. A diferença é que no lançamento de apenas 1 maria, o jogador deverá recolher 2 que estão no chão (isso apenas com uma única mão);
Dica: você pode fazer a sua própria regra usando sua imaginação, divirta-se!